As pavlovas são sobremesas batizadas em homenagem a bailarina Anna Pavlova, porque na opinião do famoso chef Auguste Escoffier, o seu tutu (a saia clássica das bailarinas), fazia lembrar um merengue. O segredo da camada exterior crocante e do interior cremoso do merengue reside na adição de amido de milho e vinagre. Confira a receita.
Ingredientes
Pavlova
- 4 claras de ovos
- uma pitada de sal
- 220 g de açúcar
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 2 colheres de sopa de vinagre branco
Recheio
- 200g de cerejas frescas (você pode utilizar as cerejas em calda, se preferir)
- 50g de chocolate em raspas
- 4 colheres de sopa de licor de chocolate
- 1 receita de creme chantilly
DICA:
Para evitar que as pavlovas se partam, deixe os merengues no forno desligado, com a porta aberta, até esfriarem por completo.
Modo de preparo
Pavlova
1º passo
Coloque as claras no bowl da sua Stand Mixer e, com a ajuda do FOUET, bata-as na velocidade 5 até obter o ponto de claras em neve, incorporando o açúcar aos poucos.
2º passo
Peneire o amido de milho e o vinagre sobre o merengue, incorporando os ingredientes com uma colher.
3º passo
Coloque a mistura em um saco de confeiteiro e, em uma forma, abra círculos largos de 8 x 10 cm, deixando o meio com uma leve depressão, para acomodar o recheio. Leve ao forno pré-aquecido em 130°C e asse por 1 hora.
Recheio
1º passo
Para o recheio, lave as cerejas e corte-as ao meio, retirando os caroços. Deixe algumas frutas inteiras para decorar e reserve.
2º passo
Recheie os merengues já frios com uma colher de sopa (ou mais) do creme chantily, cubra com as frutas e regue com o licor, polvilhando em seguida as raspas de chocolate. Sirva imediatamente.