Doces

Bolo de chocolate da Matilda

Avaliar receita

Macio e com uma ganache cremosa, para relembrar a infância. Receita da criadora Jucenha.

Compartilhe essa receita:Ícone para compartilhar no WhatsAppÍcone para compartilhar no FacebookÍcone para compartilhar no TwitterÍcone para compartilhar no PinterestÍcone para compartilhar no Email

Ingredientes

Massa

  • 1 e ½ xícara (chá) de água
  • 9 colheres (sopa) de óleo vegetal
  • 1 e ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 e ½ colher (sopa) de vinagre
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha
  • 4 e ½ colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 6 colheres (sopa) de cacau em pó
  • ¾ de colher (chá) de sal
  • ¾ de colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • ¾ de colher (chá) de fermento químico

Recheio e cobertura

  • 480 g de chocolate ao leite ou meio amargo
  • 400 g de creme de leite

Montagem e finalização

  • Leite para pincelar (opcional)

Modo de preparo

Massa

1º passo

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma de 20cm de diâmetro com óleo vegetal e cacau em pó.

2º passo

Na Batedeira KitchenAid, bata a água, o óleo, o açúcar, o vinagre e a baunilha.

3º passo

Peneire os ingredientes secos e os adicione aos poucos à mistura. Mantenha a Batedeira KitchenAid em velocidade baixa, batendo só até a massa ficar homogênea.

4º passo

Transfira a massa para a forma untada e asse por 40 a 50 minutos. Para verificar se está no ponto certo, espete com um palito. Se sair limpo, está pronto.

Recheio e cobertura

1º passo

Derreta o chocolate por completo no banho maria, ou use o microondas, derretendo em intervalos de 30 segundos para não queimar.

2º passo

Depois de derreter, espere a temperatura do chocolate baixar um pouco e adicione o creme de leite, misturando até incorporá-lo e formar a ganache.

Montagem e finalização

1º passo

Quando o bolo estiver frio, desenforme-o para cortar ao meio, formando 2 camadas.

2º passo

Opcional: pincele uma das camadas do bolo com leite para deixá-lo mais úmido.

3º passo

Quando a ganache estiver resfriada e firme, utilize parte dela para cobrir a parte de cima de uma das camadas do bolo, formando o recheio.

4º passo

Coloque a outra camada do bolo em cima da metade em que a ganache foi adicionada. Finalize cobrindo o bolo com o restante da ganache.

Compartilhe essa receita:Ícone para compartilhar no WhatsAppÍcone para compartilhar no FacebookÍcone para compartilhar no TwitterÍcone para compartilhar no PinterestÍcone para compartilhar no Email