Comidas de Halloween: Cardápio Especial
Da tradição celta ao Halloween moderno, aprenda sobre essa data icônica e experimente nosso cardápio KitchenAid com receitas e dicas para uma mesa deliciosa e criativa.
Confira um cardápio inédito de comidas de Halloween feito especialmente para KitchenAid Lovers!
Halloween, Dias das Bruxas ou Dia dos Mortos é uma festividade mundialmente conhecida. E, claro, cada cultura tem seu jeito único de comemorar. Mas isso muita gente já sabe! O que nem todos conhecem, no entanto, é a história por trás dessa data tão divertida e fascinante.
Nesse artigo vamos te contar a origem do Halloween! E mais: te presentear com um cardápio completo para você comemorar com comidas típicas da data!
Origem do Halloween
O Halloween surgiu há mais de 3 mil anos, mas essa comemoração era bem diferente do que conhecemos hoje. A festa é de origem celta, se chamava Samhain e era comemorada em 3 dias, começando em 31 de outubro.
O Samhain marcava o fim do verão e o início do inverno no hemisfério norte, além da virada do ano celta. Para os celtas, o dia 1 de novembro era como um Réveillon, uma data de grande importância que simbolizava o início de um novo ciclo.
Alimentos do Samhain ou Comidas de Halloween
Durante três dias, o povo celta comemorava com fogueiras e grande fartura de alimento. E, assim, se fazia um banquete com comidas típicas desta época do ano e do período histórico, como:
- abóboras;
- maçãs;
- carne;
- vinho quente;
- cidra com especiarias;
- nozes;
- romãs;
- batatas; e, a famosa…
- abóbora.
O Rei dos Mortos
Mas qual a relação entre o Samhain e o Halloween moderno? Durante a celebração, os celtas também homenageavam o Rei dos Mortos.
Nesta data, comemorava-se morte e ressurreição. Isso significava que, segundo as crenças, os mortos vagavam pela terra para realizar a travessia para o mundo do além. Por isso, na bruxaria moderna, acredita-se que nesta época do ano o véu entre os mundos fica mais tênue.
Acreditava-se que as almas dos mortos retornavam às suas casas para visitar familiares, buscar alimento e aquecer-se junto ao fogo. Isso explica as grandes fogueiras e os banquetes da época.
Entretanto, segundo suas crenças, não só almas boas rondavam pela terra no período… Também vagavam pela terra espíritos mal-intencionados que poderiam até mesmo tomar conta dos corpos vivos.
E, assim, nasceu também o costume de esculpir rostos medonhos em abóboras e se fantasiar com máscaras assustadoras – uma forma de espantar os maus espíritos seu lar, evitar que seu corpo fosse possuído e também que esses espíritos prejudicassem sua colheita.
Incorporação no Catolicismo
Na Idade Média, o Papa Gregório III decidiu estabelecer uma data comemorativa no dia 31 de outubro para os católicos, já que o Samhain era amplamente celebrado pelos pagãos e fortemente enraizado em sua cultura.
O objetivo da igreja era incorporar essa celebração pagã no calendário católico, buscando assim converter os povos pagãos ao cristianismo e combater crenças diferentes.
Foi dessa forma que surgiu o nome Halloween. O Papa Gregório III mudou a data do Dia de Todos os Santos, comemorado anteriormente em 13 de maio, para 1 de novembro, coincidindo com o período das celebrações do Samhain.
Em inglês, dia 31 de outubro passou a ser conhecido como “All Hallows Eve” – a véspera do Dia de Todos os Santos, em português. Com o tempo, a expressão foi contraída e se tornou o nome da celebração que conhecemos hoje como “Halloween.”
Chegada nos Estados Unidos
No Século XIX, imigrantes irlandeses, descendentes dos povos celtas, levaram a festa para o Novo Mundo. E, claro, com o tempo os costumes foram se modificando e se transformaram na celebração como conhecemos hoje!
Curiosidade:
A brincadeira de “gostosuras ou travessuras” não teve início na Irlanda, mas em um costume europeu do século 9, chamado de “souling” (almejar). No dia 2 de novembro, Dia dos Finados, os cristãos iam de vila em vila pedindo “soul cakes” (bolos de alma), que era feitos de pequenos quadrados de pão com groselhas.
Depois de toda essa história, dá vontade de comemorar também a data, não é mesmo? Confira nosso cardápio especial de comidas de Halloween para alma nenhuma botar defeito:
Torta de Frango e Abóbora com a batedeira KitchenAid
Halloween sem abóbora, não é Halloween. Por isso, separamos a receita essa torta deliciosa de abóbora e massa folheada para nosso cardápio especial desta data. Desfiar frango com sua batedeira Kitchenaid deixa essa receita ainda mais simples. Confira!
KITCHENDICA:
Para deixar sua torta com mais cara de Halloween, antes de colocar para assar faça uma boca e dois olhos assustadores.
Coquetel das Bruxas com Liquidificador K400 KitchenAid
Para acompanhar a torta, que tal um coquetel das bruxas delicioso, hein? A receita possibilita fazer a versão dry, sem álcool para as crianças, e também com vodka ou rum para os adultos. Então, pegue o seu liquidificador K400 e bora!
KITCHENDICA:
Para opção alcoólica é só substituir o refrigerante de limão por rum ou vodka.
Mousse de chocolate do cemitério com o Mixer de Mão KitchenAid
Por fim, para fechar com chave de ouro, que tal uma sobremesa assustadoramente deliciosa? Dá uma conferida em como é super fácil preparar esse mousse com a ajuda do seu mixer de mão!
_
Muito legal, não é mesmo? Agora só escolher sua fantasia preferida, enfeitar a mesa e preparar essas delícias.
Comemore o Dia das Bruxas com as comidas de Halloween do nosso cardápio especial KitchenAid! Você não vai se arrepender! E se você gostou desse nosso cardápio, confira também: