Uma cozinha vermelha para te inspirar
Elegante e ousado, o vermelho é uma ótima opção na hora de decorar a sua cozinha. Porém, como trabalhar com a cor em um cômodo que exige tanta atenção? Nas paredes, nos balcões ou nos eletrodomésticos? Combinar com tons pastéis ou cores quentes? O vermelho é versátil e combina com qualquer estilo de decoração, do […]
Elegante e ousado, o vermelho é uma ótima opção na hora de decorar a sua cozinha. Porém, como trabalhar com a cor em um cômodo que exige tanta atenção? Nas paredes, nos balcões ou nos eletrodomésticos? Combinar com tons pastéis ou cores quentes?
O vermelho é versátil e combina com qualquer estilo de decoração, do clássico ao contemporâneo, mas decorar com ele exige inspiração. Além de dar um toque de refinamento e classe, a cor transmite força, coragem e imponência, o que pode dar um ar de personalidade e intensidade a sua casa.
Confira como tornar o vermelho em sua cozinha o centro das atenções.
Paredes
Por ser uma cor intensa, paredes vermelhas exigem mais iluminação natural e um ambiente aberto. Harmonize e equilibre o cômodo utilizando tons neutros, como branco, off white, marfim, cinza e creme. Opte por pisos de madeira clara ou combine o tom do material com os armários.
É importante inserir um outro ponto no mesmo tom de vermelho escolhido para as paredes. A opção pode ser uma bela mesa, uma bancada ou alguns eletrodomésticos, como a geladeira e o fogão.
Combine uma ou mais cores no restante da decoração, dando atenção aos detalhes e incluindo estampas e tons fortes ou quentes, como o preto, o azul marinho, o amarelo ou o laranja.
É interessante sempre manter o teto em um tom claro.
Armários
Se a intenção é fazer dos armários o foco principal da sua cozinha, aposte em paredes em tons neutros. Para uma composição sofisticada, mescle os armários vermelhos com uma peça central de madeira escura, no mesmo tom ou preta.
Vidros e espelhos podem ajudar a compor um ambiente aberto e mais espaçoso, enquanto o uso de eletrodomésticos em aço inox passa um ar de modernidade.
É importante pensar no preto como um complemento ao vermelho, não como ponto secundário de destaque. Segundo o arquiteto Rodrigo Kolton, a combinação torna o ambiente dramático e clássico.
Não se esqueça do básico: além de linda, sua cozinha precisa também ser funcional.
Piso
Utilizar o vermelho nos ladrilhos ou lajotas do seu piso também é uma boa ideia na hora de inovar ao decorar sua cozinha. Neste caso, os tons escuros e variações de bordô ou marsala são indicados para criar contraste e passar a sensação de amplitude, quando combinados com paredes brancas.
Para Rodrigo, os pisos vermelhos são impactantes, porém, ao utilizá-los, devemos estudar a composição geral do espaço, visando sempre a harmonia com o restante do ambiente.
Detalhes
Você pode compor uma linda e moderna cozinha vermelha focando somente nos detalhes. Nesse caso, uma mesa vermelha, com cadeiras e banquetas no mesmo tom, lindas cortinas lisas ou florais, quadros emoldurados ou até mesmo os eletroportáteis do dia a dia, como toda a nossa linha Empire Red, viram obras de arte na sua decoração.
Mescle peças de cores vivas, como azul, verde e amarelo, entre os objetos vermelhos da sua cozinha para dar um ar mais moderno e jovem à decoração. Se sua ideia for manter o design mais sofisticado, use peças pretas ou de aço inox, que dão um tom de sobriedade ao cômodo.
Gostou das dicas? Que tal nos mostrar como é a sua cozinha vermelha? Compartilhe conosco nos comentários.