O vintage que amamos
As panelas de ferro e a louça à mostra nas prateleiras. Tudo tão característico como o cheiro de bolo fresquinho da cozinha da vovó. São esses os principais aspectos das cozinhas vintage, que saem do nosso imaginário e tomam seu lugar de honra no universo da decoração. Rusticas, delicadas ou românticas, as cozinhas inspiradas nas […]
As panelas de ferro e a louça à mostra nas prateleiras. Tudo tão característico como o cheiro de bolo fresquinho da cozinha da vovó. São esses os principais aspectos das cozinhas vintage, que saem do nosso imaginário e tomam seu lugar de honra no universo da decoração.
Rusticas, delicadas ou românticas, as cozinhas inspiradas nas décadas de 50 e 60 são as que fazem mais sucesso. Se você ainda tem dúvidas sobre como deixar sua cozinha no estilo retrô, confira nossas dicas e transforme o cômodo em poucos passos.
As paredes e o piso
Tijolinhos, azulejos portugueses e lajotas de duas cores são muito comuns na hora de elaborar o design vintage da sua cozinha. Ao escolher, lembre-se de combinar as cores principais que irão compor o cômodo e investir em tons que complementem a decoração. Uma ótima e econômica opção são os adesivos de azulejos, disponíveis em vários modelos.
Os armários e bancadas
Madeira, madeira e madeira. As cozinhas vintage possuem armários de parede, prateleiras e/ou bancadas em madeira, pintadas ou não. A técnica da pátina, que deixa um aspecto mais antigo, é uma das mais usadas na pintura dos móveis. Uma opção é manter os móveis que você já tem e dar uma nova cara para eles com apenas algumas camadas de tinta. Arrematar peças em lojas de móveis usados também é uma ótima ideia.
Ah, os detalhes
Trocar os puxadores por peças de madrepérola ou porcelana já muda completamente a cara dos seus armários, além de deixar o projeto mais barato. As xícaras penduradas e a louça à mostra são um charme a parte. Invista!
As cores
Verde menta, azul bebê, rosa claro e amarelo canário. Basicamente, os tons pastel dominam a decoração vintage e são sempre acompanhados de muito branco, o que traz ainda mais delicadeza ao ambiente.
Objetos de decoração
Abuse das estampas florais, das rendas e das formas geométricas. Quadros com temática gastronômica e objetos reutilizados, como um regador ou xícaras que viram vasos, são sempre grandes ideias. Reciclar latas, caixotes de madeira, e investir no “faça você mesmo” também vai deixar a cozinha com a sua cara.
Os eletrodomésticos
Já é possível encontrar muitos eletrodomésticos com tecnologia de ponta e todo o charme das peças retrô. A Stand Mixer, por exemplo, é uma batedeira orbital moderna, que facilita a sua vida e ainda pode ser usada como peça de decoração para embelezar sua cozinha.
Gostou das dicas? Então mostre para nós o seu projeto de cozinha vintage. Compartilhe nos comentários.