Como fazer seu corante natural comestível
Para pintar ovos na Páscoa ou criar o que você quiser na cozinha!
Para pintar a casca dos ovos e criar uma tradição divertida em família: corantes naturais! São fáceis de fazer, e você ainda pode usar para criar receitas incríveis o ano inteiro.
Não há dúvida que quanto mais colorido é um prato, mais bonito ele fica. Pensando em realçar suas receitas, muitas vezes a indústria e alguns chefs acabam utilizando corantes comestíveis. Mas para isso, é preciso atentar-se a qualidade do corante utilizado, já que artificiais, por exemplo, podem ser prejudiciais à saúde.
Uma alternativa para você que gosta das suas receitas bem coloridas, é utilizar o corante natural comestível, que pode ser feito em casa com ingredientes saudáveis, sem adição de compostos químicos. Para deixar seus pratos vívidos, que tal fazer você mesmo o próprio corante natural líquido? Confira estas dicas do chef Idolo Giusti:
Rosa e Vermelho
Para fazer o corante nas cores vermelha e rosa, você pode utilizar suco de beterraba crua ou cozida. Uma pequena quantidade de suco de beterraba oferece um tom bonito de rosa, já para o vermelho precisa-se de uma quantidade maior de suco. Você também pode utilizar uma fruta vermelha, como framboesa, por exemplo.
Para fazer o corante, bata uma xícara de beterraba ou framboesa com uma xícara de água no seu Liquidificador KitchenAid e coe. Este processo resultará em um líquido rosa ou vermelho que poderá ser usado na receita que desejar.
Laranja e amarelo
As cenouras são a melhor escolha para obter um tom de laranja-pêssego. Para isso, utilize uma xícara de cenouras cruas raladas e bata no liquidificador com uma xícara de água, ou o suficiente para conseguir liquidificar, e coe.
Para tons amarelo-alaranjados, você pode utilizar a semente de urucum, já conhecida entre os corantes naturais. Para amarelo, você pode usar açafrão-da-terra, neste caso, o indicado é adicionar pequenas pitadas aos poucos na sua receita e ir provando, até atingir o tom desejado.
A proporção é a mesma: uma xícara de cenoura, urucum ou açafrão da terra para uma xícara de água. Bater bem e coar.
Verde
Para um corante verde, use espinafre ou agrião. Essas folhas são ótimas para tingir os alimentos. O processo é o mesmo, bata uma xícara das folhas picadas no liquidificador com uma xícara de água e coe.
Azul e roxo
Amoras pode ser uma opção para esta cor, mas a melhor opção é o repolho roxo. Para fazer corante roxo, pique as folhas do repolho, uma medida de de uma xícara, mais ou menos, e cozinhe com uma xícara de água, até obter um tom de roxo forte. Para obter corante azul, adicione um pouquinho de bicarbonato de sódio à água do repolho aos poucos até atingir o azul desejado. Por fim, retire o líquido do fogo e coe.
Antes de preparar os corantes você precisa saber que…
- Os corantes naturais oferecem resultados diferentes de corantes artificiais.
- Ao utilizar corantes líquidos, você precisa lembrar de diminuir um pouco a quantidade de outros líquidos na receita.
- Por serem compostos por ingredientes com sabores expressivos, muitas vezes alguns corantes podem influenciar no sabor da receita.
- A quantidade de corante a utilizar nas receitas de bolos, pães, etc vai depender da cor desejada. A dica é colocar aos poucos até atingir o tom desejado.
Viu como não é complicado colorir as suas receitas sem prejudicar a saúde? E você, costuma usar corante natural comestível? Compartilhe com a gente, comente!