Como fazer cappuccino cremoso na batedeira planetária
Aprenda a fazer a receita que bombou nas redes: cappuccino cremoso na batedeira Quem não gosta de um cappuccino quentinho para acompanhar aquele lanchinho? Com toda a força revigorante do café e suavidade do leite, a receita é adorada por todo o mundo há séculos. Por isso, não é por acaso que suas variações fazem […]
Aprenda a fazer a receita que bombou nas redes: cappuccino cremoso na batedeira
Quem não gosta de um cappuccino quentinho para acompanhar aquele lanchinho? Com toda a força revigorante do café e suavidade do leite, a receita é adorada por todo o mundo há séculos.
Por isso, não é por acaso que suas variações fazem sucesso na internet. Você já deve ter visto, pelo menos uma vez, algum vídeo de alguém batendo café solúvel com água morna por aí…
O objetivo dessa receita é fazer um creme para adicionar ao leite e ter cappuccino sempre a mão em casa. E, dizem que a receita fica igual aos cafés de padaria… O que justifica sua fama!
Não entendeu muito bem como fazer essa receita? Calma que a gente te explica!
Cappuccino cremoso na batedeira
O cappuccino cremoso ou merengue de café é feito, tradicionalmente, batendo apenas 3 ingredientes por cerca de 5 minutinhos nas batedeiras planetárias KitchenAid.
A mesma receita em batedeiras comuns varia pode ser obtida batendo de 15 à 20 minutos. Assim, se você ainda não testou essa delicia na sua batedeira KitchenAid, está perdendo tempo… Porque é muito mais rápido!
A receita funciona assim: primeiro, você bate os ingredientes. Em seguida, mistura no leite quente e pronto: cappuccino cremoso prontinho para consumo. Depois, você pode guardar o creme na geladeira ou no freezer e usar até acabar a mistura!
Quanto tempo posso guardar o cappuccino cremoso?
No congelador, a mistura em recipiente fechado e bem vedado pode durar até 3 meses. Já na geladeira, a mistura em recipiente fechado e bem vedado pode durar até 7 dias.
É natural que com o tempo a cremosidade vá diminuindo. Dessa forma, o café decanta para o fundo do seu recipiente e se separa dos demais ingredientes. Quando isso acontecer, o ideal é bater a mistura mais uma vez por cerca de 2 minutos.
KITCHENDICA
Você pode usar para armazenar sua mistura, nosso bowl com tampa, nosso mais novo lançamento! Saiba mais sobre ele em nossa matéria especial sobre as tigelas KitchenAid.
Por que meu cappuccino cremoso não fica cremoso?
A receita é feita a base de incorporação de ar na mistura dos ingredientes. Assim, se você não bater por tempo o suficiente ela não ficará no ponto de merengue. Nas batedeiras KitchenAid o tempo adequando para bater é de cerca de 5 minutos.
Além disso, é preciso prestar atenção nas quantidades dos ingredientes, que interferem diretamente no ponto do creme.
Qual o batedor certo para bater o cappuccino cremoso na batedeira?
Como o creme forma uma espuma, estamos falando de uma receita que envolve a incorporação de ar. Dessa forma, o batedor correto para essa tarefa é o Fouet.
Nosso Fouet ou Batedor de Fios vem incluso em todos os modelos de batedeira KitchenAid. E, além disso, é ideal para todas as tarefas que exijam aeração.
Isso porque esse batedor foi projetado especialmente para incorporar ar em poucos minutos. Assim, você deve usá-lo para bater claras em neve e merengues.
Saiba mais sobre nossos batedores na matéria Guia de Uso dos Batedores KitchenAid. Além disso, se você ainda não tem sua batedeira planetária, descubra qual a batedeira KitchenAid ideal para você em nosso Guia de Batedeiras.
Receita de Cappuccino cremoso na batedeira
Receita com leite em pó
Ingredientes
- 50 gramas de café solúvel;
- 20 gramas de leite em pó;
- 130ml de açúcar demerara (ou quantidade equivalente adoçante em pó, conferir rótulo para dosagem correta do adoçante);
- 1 xícara de água quente;
Preparo
- Coloque no bowl de sua batedeira KitchenAid todos os ingredientes. Use o Fouet para bater sua mistura.
- Comece batendo na velocidade 1 de sua batedeira e vá aumentando gradualmente até a velocidade 8. Bata em sua batedeira planetária KitchenAid por cerca de 5 minutos.
- O ponto da mistura é quando você obter um merengue bem cremoso, fofo e aveludado que não cai da colher. A cor da mistura deve ser bege claro.
- Para servir coloque duas colheres de sopa da mistura em 200mL de leite quente de sua preferencia.
Armazenamento
- Guarde na geladeira ou freezer em um recipiente fechado;
Receita vegana / sem lactose
Ingredientes
- 3/4 xícara café solúvel (+/-200ml)
- 1 e 1/2 xícara açúcar cristal orgânico (+/-600ml)
- 1 xícara água (250ml)
Preparo
- Coloque no bowl de sua batedeira KitchenAid todos os ingredientes. Use o Fouet para bater sua mistura.
- Comece batendo na velocidade 1 de sua batedeira e vá aumentando gradualmente até a velocidade 8. Bata em sua batedeira planetária KitchenAid por cerca de 5 minutos.
- O ponto da mistura é quando você obter um merengue bem cremoso, fofo e aveludado que não cai da colher. A cor da mistura deve ser bege claro.
- Para servir coloque duas colheres de sopa da mistura em 200mL de leite quente vegetal de sua preferência.
Armazenamento
- Guarde na geladeira ou freezer em um recipiente fechado;
Origem do cappuccino
Á título de curiosidade, diz a lenda que o cappuccino foi inventado por um monge franciscano italiano chamado Marco D’Aviano.
A história conta que no século XVI ou XVI, o exército italiano impediu a entrada do exército islâmico no país. Com pressa, os invasores acabaram deixando para trás diversas sacas de café.
Contudo, os italianos não gostaram do grão, o considerando muito amargo. Então, para não perder o produto, o monge D’Aviano decidiu misturar o café com leite e mel. E, assim nasceu o cappuccino que conhecemos hoje.
Origem do nome cappuccino
Cappuccino, em italiano, é “pequeno capuz”, ou seja, uma alusão ao capuz que os monges franciscanos usavam.
Assim, se a lenda estiver correta, devemos agradecer aos turcos por tentarem invadir a Itália. Pois, essa guerra por território resultou em uma das bebidas cafeinadas mais gostosas da história!
Variações da receita de cappuccino cremoso
Até hoje a receita é praticamente a mesma, com pequenas alterações como a troca do mel pelo açúcar processado. Nos Brasil, também é comum acrescentar chocolate em pó ao preparo. Outras variações incluem também canela em pó ou em pau para decorar.
Confira nossa receita de cappuccino tradicional em pó aqui.
_
Gostou desse conteúdo? Acompanhe mais matérias como essa em nosso blog.