Apaixonante. É assim que muitos de nós descreveríamos o chocolate, um dos produtos mais consumidos diariamente no mundo. Mas o que poucos sabem é a origem do doce e viciante produto, que é feito a partir do cacau. O fruto, proveniente de uma árvore chamada Theobroma (ou palmeira-cacau), é originário da América do Sul e […]
Apaixonante. É assim que muitos de nós descreveríamos o chocolate, um dos produtos mais consumidos diariamente no mundo. Mas o que poucos sabem é a origem do doce e viciante produto, que é feito a partir do cacau.
O fruto, proveniente de uma árvore chamada Theobroma (ou palmeira-cacau), é originário da América do Sul e Central, mais precisamente entre a Guiana, Venezuela e Amazonas. Honduras e México também são países onde é possível encontrar o fruto do cacaueiro, apesar de não ser possível determinar quando a iguaria foi descoberta e nem como.
Mas a verdade é que o amor pelo chocolate é milenar. Os astecas já cultivavam o cacau e consideravam o chocolate uma preciosidade, mas não da maneira como conhecemos atualmente. No início, o chocolate era consumido como uma bebida, amarga e forte, chamada de “xocoatl”.
De fundamental importância para a cultura asteca, o fruto caiu nas graças do povo espanhol durante o século 16 e viajou o mundo. Pelo caminho encontrou um grande aliado: o açúcar. A partir de então, o chocolate passou por diversas transformações até se tornar a deliciosa iguaria que consumimos e amamos atualmente.
Mas, como é feito o chocolate?
O cacau é uma fruta grande que, ao atingir certo ponto de maturação, é colhida e conservada por alguns dias até amadurecer por completo. Depois são retiradas as sementes, que são ressecadas, assadas, fermentadas e moídas, até que o resultado de todo o processo seja dois produtos: a manteiga e o pó de cacau.
Em proporções diferentes, esses ingredientes dão origem aos três tipos de chocolate que temos hoje no mercado. O chocolate amargo é feito com a manteiga do cacau, o açúcar e o pó de cacau, enquanto que no chocolate ao leite, como o próprio nome já diz, é acrescentado leite à mistura. Nele, a proporção de pó de cacau não passa dos 35%, enquanto no chocolate amargo pode variar de 20% a 80%. Para o chocolate branco, usa-se somente o açúcar e a manteiga de cacau, sem o pó.
O chocolate na gastronomia
Há quem prefira o chocolate puro ou em doces maravilhosos. Existem os que não abrem mão de um saboroso fondue de chocolate com frutas e ainda aqueles que amam o tradicional sorvete de chocolate com calda. Mas o produto também é muito utilizado na gastronomia, como ingrediente fundamental para acompanhamentos, molhos ou recheios de receitas salgadas.
Seja como for, o chocolate é um produto que merece todo o nosso amor e muitas homenagens. Por isso, listamos receitas saborosas, ideais para um café da manhã, almoço ou lanche, que têm o chocolate como estrela principal. Confira:
Bolo mármore de dois chocolates
Fettuccine de chocolate ao molho de cream cheese
Pipoca gourmet com chocolate
Crostini com pasta de chocolate e azeitonas
Brioche de chocolate e açafrão
Viu como o chocolate é um ingrediente versátil e saboroso? Tem alguma receita especial feita com ele? Compartilhe conosco nos comentários.